top of page

Viagem Ao Centro Da Terra - Jules Verne

  • Foto do escritor: Jéssica Banstarch
    Jéssica Banstarch
  • 19 de ago. de 2019
  • 3 min de leitura

Atualizado: 28 de ago. de 2019


A vida do autor:


Nascido na França, na cidade portuária de Nantes em 1828, Jules Gabriel Verne, neto de um viajante, estudou Humanidades e Direito antes de se tornar um escritor famoso.

Iniciou sua careira literária escrevendo peças e poemas, e sem sucesso algumas canções.

A sua paixão por narrativas de viagens tinha origem familiar, e foi assim que a trajetória de Verne se deu. Sua primeira narrativa de sucesso foi Cinco Semanas Em Um Balão em 1863, rejeitada por 15 editoras antes do devido reconhecimento. Seguido por Capitão Hateras de 1864 e enfim o livro que nos traz a leitura, Viagem Ao Centro da Terra, também de 1864.


A história:


"- Sabe se perfeitamente que o calor aumenta cerda de 1 grau a cada 70 pés de profundidade abaixo da superfície do globo; então admitindo essa proporcionalidade constante e sabendo que o raio terrestre é de 1.500 léguas, a temperatura do centro ultrapassa 200 mil graus. Assim os materiais internos da Terra estão em estado de gases incandescentes [...] Eu tenho então o direito de perguntar se é possível penetrar em um meio desse?!" pg. 42


A narração de Axel, inicia no dia 24 de maio de 1863, quando seu tio Otto Lidenbrok, chega às pressas da faculdade em que trabalhava como professor, com um manuscrito de Arne Saknussemm. Esse famoso escritor e alquimista islandês, a quem Otto Lidenbrok tinha tanta admiração, escreveu um manuscrito em um código rúnico, praticamente indecifrável, até mesmo para o poliglota e cientista estudado como o professor Lidenbrok. Por fim Axel desvenda o mistério...


" Desça a cratera do Yocul do Sneffels que a sombra do Scartaris acaricia antes das calendas de julho, audacioso viajante, e você chegará ao centro da Terra. O que fiz. Arne Saknussemm." pg. 37


Eles embarcaram rumo a Islândia para a expedição de suas vidas. Graças à contatos do meio científico, o professor Otto foi recepcionado e hospedado pelas autoridades da cidade, lá ele e seu sobrinho ficaram por alguns dias a fim de obter mais informações sobre o Arne Saknussemm.

É recomendado a ele os serviços de guia do caçador Hans (salvador de vidas nas horas vagas!)

Eles percorrem um extenso caminho até o pé do vulcão Sneffels, e por aqui já acompanhamos pelo diário de bordo de Axel, relatando dia após dia o que para ele era quase uma viagem suicida, dado o senso comum da comunidade cientifica de que o centro da Terra era de um calor tão intenso quanto o sol.

Podemos perceber a personalidade de cada um pouco a pouco, Axel jovem apaixonado que só pensa em voltar para os braços de sua amada Graüben. Otto, apaixonado pela ciência e suas vertentes geológicas, desmotivado como professor devido as chacotas que recebia pela sua dificuldade de pronunciar palavras difíceis. Porém sua sede de reconhecimento era sua motivação.

Hans por outro lado, um humilde caçador que suporta situações inesperadas com firme dedicação ao acordo que fez com o professor. Recebendo seus pagamentos aos sábados.

São muitos obstáculos vulcão a dento, a falta d'água, de mantimentos, cansaço físico e psicológico, porém as descobertas são inúmeras.

Um pequeno spoiler: Eles encontram rastros deixados pelo alquimista Saknussemm, fósseis,e muito mais.

A grande preocupação além se manterem vivos, é o retorno à superfície, e depois de meses dentro da Terra, uma saída muito inusitada é acidentalmente encontrada.

O esperado reconhecimento é dado ao professor Otto Lidenbrok, ao seu corajoso sobrinho e o fiel guia Hans.


Adaptações Cinematográficas:


Adaptações são feitas desde 1959, até o momento, 6 filmes foram lançados com a história do professor Lidenbrok.

A mais recentes delas foi Viagem 2: A Ilha Misteriosa, de 2012, estrelada por Dwayne Johnson.


 
 
 

Commentaires


  • Instagram - Black Circle

©2018 by Resumo Literário

Jéssica Luana Banstarch

bottom of page