top of page

Um Estudo em Vermelho - Sir Athur Conan Doyle

  • Foto do escritor: Jéssica Banstarch
    Jéssica Banstarch
  • 28 de ago. de 2019
  • 2 min de leitura

Clique na imagem para ler online.

" - O que você faz neste mundo não tem muita importância [...] A questão é o que os outros acreditam que você fez." p.180


Lupas a postos?!


Voltamos as histórias de Sherlock Holmes, mas não qualquer história, e sim a primeira edição em livro delas - A Study in Scarlat de 1888.

Dr. Watson inicia a narrativa nos contando um pouco sobre si, como médico cirurgião servindo o exército britânico no Afeganistão até como foi parar em Baker Street, 221 B, dividindo apartamento com o excêntrico Sherlock Holmes.

Reconhecendo a genialidade do amigo, logo estabelece uma relação de confiança e admiração por ele, o seguindo e tomando notas dos casos em que acompanhara os serviços do detetive.

O livro está dividido em duas partes, a primeira narra os acontecimentos, um crime de difícil resolução, em retrospectiva com a segunda parte, onde toda sua motivação é compreendida.

Como de costume, a Scotland Yard¹ busca ajuda de Sherlock Holmes, desta vez para encontrar o assassino de um estrangeiro bem vestido que foi encontrado morto dentro de uma casa abandonada em Londres, há sangue no local, porém o corpo está sem ferimentos.

Dentro de três dias Sherlock deduz os fatos, prepara uma armadilha, persegue o suspeito e desvenda o caso, prendendo o assassino com as próprias mãos e debaixo dos narizes dos policiais.

A parte 2 se passa nos Estados Unidos e narra a história do peregrino John Ferrier e sua filha adotiva Lucy Ferrier que são recolhidos a beira da morte, do deserto no estado de Utah pelo povo mórmon sobre as condições de se tornarem fieis as leis da religião. Eles seguem a expedição mórmon em busca da "terra prometida" e John ganha a confiança dos líderes, é encontrado um lugar propício para a construção da cidade de Salt Lake. Cada membro recebe suas terras, inclusive John, ele segue a religião como combinado, vai ao templo, paga seu imposto e prospera muito.

John só não aceitava uma das condições da comunidade, o casamento poligâmico, ficou só e não aceitara sobre nenhuma hipótese que sua filha fizesse parte disso, e sem o conhecimento dos líderes mórmons Lucy havia noivado com o caçador forasteiro Jefferson Hope.

Depois de muita pressão dos líderes para que a moça fosse esposa de um de seus filhos, Enoch Drebber ou Joseph Stangerson, fugiram de lá John, Lucy e Jefferson Hope.

Não foram bem-sucedidos em sua jornada, e Lucy é levada de volta a comunidade de Salt Lake para ser esposa de Enoch Drebber, porém pouco depois a moça morre e jurando vingança Jefferson Hope rouba a aliança para que Lucy não fosse enterrada como esposa de Drebber.

Hope dedica sua vida a partir disso, a matar Drebber e Stangerson, culpados pelas mortes de Lucy e John Ferrier.

Ele persegue os dois por muitas cidades até encontra-los em Londres, depois de envenenar Drebber e apunhalar Stangerson, Hope é preso por Sherlock Holmes. Antes de ser julgado Jefferson Hope morre na prisão, em decorrência de um aneurisma.

Conan Doyle gostava que os leitores sentissem emoções distintas em relação aos vilões de suas histórias, pois de início torcemos para Jefferson Hope ser pego e pagar pelos seus crimes, porém nos sentimos vingados com as mortes de Drebber e Stangerson.

¹Departamento de Policia Metropolitana de Londres

Boa leitura!

 
 
 

Comments


  • Instagram - Black Circle

©2018 by Resumo Literário

Jéssica Luana Banstarch

bottom of page