Sinta o livro...
- Jéssica Banstarch

- 22 de set. de 2018
- 1 min de leitura

Para uma efetiva leitura prazerosa, é necessário experimentar o livro.
Para algumas pessoas, uma capa atraente já é suficiente para conquistá-lo para a leitura, para outros, a leitura é um ritual quase que religioso. Luz ideal, silêncio ou música ambiente, e uma bebida quente. Sendo sua leitura ritualizada ou não, a conquista do livro para com o leitor, começa na livraria, biblioteca ou estante dos amigos.
Geralmente buscamos na orelha do livro ou contracapa a foto do autor, o que é sempre pensado de maneira á instiga-lo e de quebra parecer intelectual.
Há quem não se intimida com livros volumosos e se deixa levar pela boa história e fazer parte dela; e quem busca por livros curtos, afim de uma distração, conselho ou eliminar a insônia das madrugadas.
Seja você um leitor atencioso aos meros detalhes ou disperso a eles, ler é parte da formação social e indissociavelmente ligado a educação. Leitores como eu, que não foram tão envolvidos com a leitura quando criança, não tiveram seus rituais herdados, mas que de manias e costumes, criam o seu.
Folear, "dá uma lidinha", ver as figuras, cheirar, alisar a capa e páginas, são prazeres sensoriais de uma leitura marcante. Assim como se envolver com o prefácio e comentários de e-books, que são nossa nova e tão relevante como, forma de ler.



É verdade! Somos literalmente 'seduzidos' pelos livros à primeira leitura. Mas preste atenção: assim como geralmente não se casa com o primeiro amor, também com o livro podemos não sentir vontade de ler até o final logo no primeiro. Por isso, não gostou: troque! Um dia você acha seu livro (sua história) ideal.
Achei o maximo.