Penny Dreadful's - Comentário Literário
- Jéssica Banstarch
- 17 de set. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 2 de abr. de 2021

Artigo original escrito por Judith Flanders.
É do conhecimento de poucos que a série Penny Dreadful lançada em 2016, foi baseada no folhetim londrino Penny Bloods, que depois se tornou Penny Dreadfuls.
A primeira história em episódios foi: "O Holandês Voador"de Thomas Peckett Prest, aproximadamente no ano de 1839.
A temática dos navios fantasmas estava em alta no fim do séc. 18 e início do séc. 19, desde a publicação do poema de Samuel Taylor Coleridge "Versos De Um Velho Marinheiro"¹.
Outra temática do folhetim além das histórias de piratas, eram os contos góticos, onde membros da nobreza eram assassinados por personagens suspeitos como ciganos (para a época) e mal-feitores mascarados, traziam cada vez mais leitores para os versos sangrentos.
Um curiosidade é que o nome do folhetim - Penny, é para os britânicos a moeda de "um centavo". E a minha especulação é que esse era o valor do folhetim "medonho"- Dreadful.
Ao mesmo tempo em que as histórias tradicionais do folhetim foram perdendo o destaque, crimes reais eram publicados, mas a demanda era demasiadamente grande para os poucos casos, exigindo dos autores que fossem inventadas histórias. Uma delas foi a do James Malcolm Rymer: "O Barbeiro Da Rua Fleet" (1850), onde é contada a história de Sweeney Todd.
Antes mesmo da história ser concluída, foi adaptada para o teatro, dado seu teor dramático. Mais tarde, um filme/musical (2007) estrelado por Johnny Depp e dirigido por nada mais nada menos que Tim Burton. A parceira entre EUA e Inglaterra para o filme/musical traz a realística Londres de 1846 com o melhor aspecto de musical que os EUA podem fazer.
Finalmente em 2014, com mais uma parceria EUA/Inglaterra é lançada a série de televisão Penny Dreadful. Estrelada pela brilhante Eva Green como Vanessa Ives, a série que infelizmente só teve 3 temporadas, correlaciona as mais diversas histórias de terror como: Frankenstein, Dorian Grey e Drácula, série mais literária que essa eu desconheço. Se você não assistiu, assista!

P.S.: O canal de televisão Show Time (onde a série foi exibida inicialmente) anunciou no mês passado que a série pode ganhar um Spin-Off² com histórias do folclore mexicano.
Sigo aguardando mais informações.
Boa série!
¹ Tradução livre de: The Rime of the Ancient Mariner .
² Obra criada a partir de outra já existente.
Comments