Os Sofrimentos do Jovem Werther - Johann Wolfgang von Goethe
Jéssica Banstarch
10 de jun. de 2019
4 min de leitura
Atualizado: 31 de mar. de 2021
Clique na imagem para ler online ou fazer o download.
Título original "Die Leiden des jungen Werther" Publicação em 1774.
Essa obra é um destaque na literatura mundial, e foi por ela que a carreira de Goethe ganhou a proporção que retém até hoje.
A estrutura epistolar, por cartas, dá-se após a introdução lamentosa do amigo a quem Werther se corresponde, o narrador final. Há quem diga que a obra é uma autobiografia com um belo desfecho de licença poética.
A história inicia com a viagem de Werther para longe de sua família e amigos, triste por ter causada uma paixonite na irmã de seu amigo e apesar do afeto que sente, não pode corresponder ao sentimento. E como se a vida gostasse de brincar com o destino do Jovem, o mesmo acontece a ele quando se muda para o vilarejo onde se passa a maior parte da história.
Cheio de esperança e com inspiração para desenhar, Werther se mostra interessado em conhecer mais a população, apesar de não se surpreender muito com a mesmice e carência de requinte e cultura dos habitantes. Aos poucos se cansa de não ter com quem destilar conversas profundas, e lamenta-se sobre quão tediosa é a vida e qual seria seu sentido. Perguntas como estas estão muito presentes na obra, assim como o melancolismo, a solidão e a morbidez.
Aos poucos fica muito querido pela população, em especial pelas crianças.
Quando percebe a presença da bela jovem Carlota, a quem ele descreve como um anjo, tenta desenha-la mas não se acha digno de reproduzir tamanha beleza, logo descobre que a jovem é comprometida e que assim que seu noivo voltar de viagem, se casarão.
De início ele ignora a proibição moral e se deixa levar pelos encantos da moça, se aproximando cada vez mais dela.
Um baile dá o pretexto que precisava para chama-la para ser seu par. Uma tempestade interrompe a dança e vão todos para a casa do anfitrião, Carlota lidera uma brincadeira entre os jovens e em meio a bofetadas, Werther se apaixonada cada vez mais pela moça.
No retorno do noivo de Carlota, Werther se odeia ainda mais por gostar de Alberto, rapaz sensato, equilibrado e cuidadoso com as palavras, apesar de ser o seu oposto, inicia uma amizade com o rapaz.
Mesmo percebendo a paixão de Werther pela sua noiva, Alberto o presenteia com um laço rosa de Carlota, alimentando a obsessão que Werther criou pela moça.
Com Alberto na cidade, Werther tenta de tudo para chamar a atenção de Carlota, sente-se mal por isso e o faz demonstrando quase que teatralmente o seu pesar. Num misto de emoções ela idealiza o amor reciproco que não encontra, e começa a se afastar da amizade de Alberto, e seus dons artísticos não são mais como antes, e Carlota começa a recuar com medo das cenas que Werther faz na frente de todos.
" - A natureza humana - prossegui - é limitada: ela suporta a alegria, a tristeza, a dor, até certo ponto; se ultrapassar, sucumbirá."
Assim como esse trecho, vários outros demonstram sua inclinação ao suicídio.
Desapontado e sendo cada vez mais atraído e afastado de Carlota decidi viajar, servir a um embaixador a quem não tem nenhum afeto, trabalha por meses, afim de ocupar-se com outras coisas. Tenta se enquadrar na sociedade que é um pouco mais refinada as aparências, mas são todos esnobes e pobres de espirito, e novamente Werther se sente desconfortável.
Após uma tentativa frustrada de entrar para o exército, Werther confessa ao amigo que procurava uma morte nobre, mas não a encontra e decide então voltar ao vilarejo onde vive Carlota.
É percebido por todos seu descontrole emocional, e como persegue Carlota; Pensa em matar Alberto, e até mesmo Carlota, e já nas páginas finais toma a decisão de sair de cena, muito dramaticamente. Faz suas últimas visitas a Carlota e a deixa cartas para que ela saiba como foi sua morte e como ele estava sofrendo.
Como se já não bastasse, toma emprestado as armas de Alberto, agora esposo de Carlota, com a desculpa de uma viagem, como haviam conversado no passado.
"- Não, não sou o culpado, mas é em mim que está a fonte de todo os meus males"
Nas página finais, o amigo a quem Werther se correspondia, nos conta como foram os últimos dias do rapaz, com trechos de cartas não enviadas, e recordações que Werther não confessou ao amigo, como de costume.
Tomamos conhecimento que Werther se descontrolou e beija Carlota a força, no auge de sua loucura imagina que foi correspondido e que Carlota o ama como ele sempre desejou que fosse. Deixa também recomendações para seu enterro, com a roupa que foi ao baile com Carlota.
O efeito Werther
A obra de Goethe inaugurou o romantismo na Europa, o livro foi um grande sucesso, porém inspirou muitos jovens ao suicídio, pois imitavam a roupa, o ambiente e a forma com que Werther se suicidou. Chegaram a considerar o autor culpado por tudo isso, porém ao invés de repreensão ele foi a inspiração, dessa vez de forma positiva para outros autores românticos. Com isso fica claro os muitos efeitos da literatura na sociedade.
A obra foi proíbida temporariamente na Dinamarca e na Itália.
Comments