Os Desencantadores - Elsa Bornemann
- Jéssica Banstarch
- 19 de jan. de 2019
- 7 min de leitura
Aproveitando a vibe dos contos, te apresento os contos argentinos de Bornemann, 10 contos de amor, humor e terror.

O Marionetista
Um artista itinerante está de passagem pela cidade, com sua duas marionetes, Delírio e Martírio. O espetáculo em praça pública foi muito noticiado, crianças e adultos logo cedo se reuniram aguardando o senhor esquisitão e suas marionetes falantes. Um grupo de criança onde se inclui a narradora, que ficaram tão impressionadas pela performance decidiram seguir o artista quando ele encerrou o primeiro espetáculo do dia com a promessa que se o tempo colaborasse teriam uma segunda parte de apresentação. Num impulso as crianças adentraram a casa onde o artista estava acomodado, sem suas vestes performáticas, chapéu exuberante, viram que na verdade os braços do artista não eram marionetes. Pareciam vivos e independentes, quando aos berros os três, Martírio, Delírio e o artista os expulsaram de lá. Juraram as famílias que a cena presenciada era verídica, o que levou um grupo de pais atras do artista pedir que não fizesse sua segunda apresentação por ter impressionado demais as crianças, e ao chegarem lá, não havia mais nenhum dos três.
Superjoão ou Conto grande como uma casa
João Conessa é uma criança que adora contar histórias, grandes como uma casa. Na única escola do vilarejo, se reúnem crianças de bairros afastados para ter aulas com a única professora do colégio. Todas as segundas feiras, cada uma das crianças conta os acontecimentos do final de semana, sempre que João, o último a chegar para contar suas histórias, relata aos amigos as aventures com seu pai, grande como uma casa e quando voltam pela casa recebidos pela excelente cozinheira que é a sua mãe. As histórias do Superjoão, e sua mania de grandeza são motivos de chacota para os colegas, menos para Camila Ruiz. A quem com muita timidez se tornam inseparáveis confidentes. O conto termina triste e feliz ao mesmo tempo, quando descobrimos que Camila, agora sua namorada, numa conversa com a professora conta que também sabe da verdade, que o Superjoão é uma criança órfão e conta suas histórias surpreendentes para fugir de sua triste realidade.
A afugenta-lobos
Essa é uma história, quase parábola, é contada pela vó Prudencia que está visitando seus netos em Buenos Aires, nas palavras dela as histórias são mais valiosas que presentes, e assim ela o faz. A história que vó Prudencia conta é sobre Luperca, ela pessoa que desde criança ela maldosa, se tornou cada vez uma pessoa pior, seus pais sofreram muito principalmente quando aos 14 anos ela foge de casa atras de sua ganancia, não muito tempo depois seus pais morrem de desgosto e sofrimento. Luperca já traz em seu nome algo que não causa boa impressão - A afugenta-lobos.
Pouco tempo longe de casa, Lupe encontra seu alvo, um jovem rico e solitário, a quem ela muito finge amor. O jovem já havia prometido toda sua riqueza a ela, e não era pouca. Seu único pedido era que quando morresse fosse enterrado com um colar de grande valor emocional, herança de sua mãe. Luperca pouco até por forças malignas para findar a vida de seu esposo para ser a jovem viúva rica. Por fim, ela conseguiu, e a ganancia não a permitiu realizar o desejo do falecido, e na calada da noite já com a igreja fechada, foi aos prantos fingir ao padre um último adeus a fim de que levasse o tal colar. O corpo rígido exigiu muito esforço de Luperca que num descuido ficou presa pelos braços cruzados do esposo. O padre logo aparece, mas não a tempo de salva-la,
Mal de amores
Nesse conto de humor, a autora brinca com os fonemas e gramática de um modo geral, o que é muito interessante. A história que também se passa na Argentina, é sobre um grupo de amigos, Tamir, Fabrício, Roman, Celeste e Paco, que estão prestes a entrar para o ensino médio e para que tudo ocorra bem com os estudos, estão todos tendo aula de Língua com a irmã mais velha de Tamir. Prestes a abolir o amor de sua vida, Tamir (alerta de referencia) tem uma paixão secreta em Fabrício, tudo indica que será um lindo casal adolescente, não antes que tudo acabe em lágrimas. Fabrício confessa sua paixão para Tamir, sua irmã.
O novo Frankentein ou Conto de depois de amanhã
Camundongo era uma criança de rua, que ganhava seus míseros trocados abrindo e fechando portas de carro para pessoas importantes. Foi quando conheceu um senhor muito rico, que não falava sua língua, mas com a ajuda do seu motorista conseguiam dialogar. As gorjetas eram boas como nunca antes,este senhor bondoso lhe tratou com dignidade pela primeira vez, lhe dando dinheiro e roupas descentes para vestir, mas como tudo tem seu preço, o senhor rico voltou a procura-lo para um passeio de limousine muito suspeito. Deu de beber algo fez o menino adormecer, logo que acordou com muitas dores em um hospital, Camundongo não se reconheceu, e o estão chamando por um outro nome e uma outra língua. Quando lhe contam que sofrera um acidente no mar e que estava em coma a muitas semanas. O que se passou nesse tempo em coma foi um transplante de cérebro, de Camundongo para o corpo do filho do homem rico que morreu em um acidente no mar no dia antes do passeio com o senhor rico. Por ter seu corpo conservado foi possível o transplante. Camundongo nunca se recuperou e nem se acostumou a nova vida e corpo, causando-lhe um retardo mental. O conto encerra quando Camundongo feliz corria para abrir as portas dos carros que estacionavam na frente da mansão onde agora morava.
Parentes por parte de cão
Manucho é um jovem garoto de família humilde de pai desempregado, mãe professora e duas irmãs mais novas a quem Manucho logo mais iria desfalcar por um amor platônico. Manucho enxerga no passeio diário com seu cão Bogart, uma excelente oportunidade de dinheiro extra. Depois que convenceu seus pais a deixa-lo trabalhar, e virar motivo de chacota para as irmãs, iniciou seus trabalho de passeador, e numa praça não muito distante de onde morava ficou encantado por uma moça ruiva que por ali passeava com um poodle Milka, e inicio não foi muito cortes na aproximação de Manucho. A inocência do garoto fez com que usasse de todo esforço para agradar a menina e conquistasse sua atenção. Quando enfim toma coragem de se declarar é drasticamente rejeitado por ela, porém seu cachorro deixou herdeiros na poodle de Graciana. Mas nem tudo e tristezas para Manucho, que ficou com um dos filhotes de Bogart e uma nova namorada ciumenta, Mariana.
O trem-fantasma
Quem nos conta o conto é uma mãe que está sendo convencida por seus filhos a ir em um circo com diversas atrações. Ela passou por momentos de grande terror quando era criança em um lugar parecido, no vilarejo onde morava. E para justificar aos seus filhos que não era de propósito sua resistência em ir ao circo e inicia a história. Chegara em sua cidade um circo grandioso com muitos brinquedos, e no último dia da passagem pela cidade tudo estava de graça, o que atraiu grande público, e ela uma criança curiosa esta ansiosa para ir ao trem fantasma. A pedido de uma senhora com uma criança, cedeu o último lugar no vagão, e esperaria o próximo. Um apagão repentino causou um alvoroço, e por alguns instantes as criaturas do túnel aterrorizante passou no lugar dos passageiros nos vagões numa velocidade impressionante. A luz voltou, e quando tudo parecia voltar ao controle, outro apagão e dessa vez houveram muitas mortes e muitos feridos não se sabe o porquê. Matérias no jornal local deram as explicações para a população e as famílias que perderam seus entes querido. O dono do circo perdeu a família inteira quando criança por um boato que espalharam na cidade, daquele dia em diante resolvera se vingar. Matou os mesmos 12 membros da cidade, que perdera em sua família.
A lenda do rio Negro
Conto indígena sobre a origem do rio Negro, um conto belo sobre amor, amizade e ciúmes. Nas aldeias mapuches, dois meninos, Limay e Neuquén, amigos inseparáveis que se apaixonaram pela doce Raihué. Nessa história o Vento é um personagem, também apaixonado pela menina, apesar do óbvio amor impossível, que sabota os menino, com ciúmes. A amizade deles também está em maus ventos, pois pouco a pouco foram virando rivais na corrida pelo coração de Raihué. As machis, consultoras e conselheiras dos mapuches, disseram que Raihué deveria decidir um por dos dois, e que caberia um teste para facilitar. Como nunca viu o mar, Raihué pede um caramujo, pois acredita que ouvira no canto dele as ondas do mar. Transformados em rios, os meninos apostaram corrida até o mar, mas Vento mais uma vez atrapalha, e por sua influência Raihué acaba morrendo, para polpar os meninos. Tristes, eles se encontram como rios, dando origem a um único rio, o rio Negro.
Vale por duas
Essa é a história de Goldi, ou melhor, de Bertila Bassani uma menina encantadora, inteligente, talentosa, enfim uma menina incrível que sofre preconceito pelo seu peso. O ponto alto desse conto é tratar de assuntos tão tristes com são os distúrbios alimentares, ansiedade e obesidade. Sua única amiga é Flávia, sua prima, a quem ela muito admirava pela sua aparência. Goldi só tem coragem de se corresponder por cartas, com amigos que ela tem certeza que não a verão pessoalmente. Goldi usa as fotos da prima para se passar por uma pessoa "mais interessante" Quando tudo ia bem uma de seus amigos por correspondência está a caminho de Buenos Aires para vê lá, ela faz de tudo para convencer a prima a ser passar por ela, sem sucesso. Quando finalmente vai ao encontro do rapaz, eles se dão muitíssimo bem e tudo termina com um lindo final feliz.
Os desencantadores
Valéria é uma menina muito curiosa, que graças á uma professora que soube instiga-la a obter cada vez mais conhecimento sobre histórias, conheceu a própria. Alguns anos antes de aprender suas primeiras palavras, Valéria foi vítima da guerra pelo poder, em que duas grandes facções dividiam o pais e acabavam com vidas. A partir de um trabalho da escola, Valéria que desde sempre soube ser adotada, conheceu a história dos Desencantadores, que intencionalmente, não encantavam a ninguém. O nome se dava aos justiceiros de ambas facções, que matavam uns aos outros entre eles muitos inocentes confundidos com o inimigo, Adultos e crianças eram raptadas e mortas e expostas como troféus para provocação dos rivais. É de se esperar, pelo caminhar da história que, Valéria foi uma dessas crianças, e não só ela. Durante uma viagem escola viu dentro de um ônibus uma menina idêntica a ela, o que intrigou seus pais que já suspeitavam dessa terrível hipótese. Retirada pela segunda vez de sua família, Valéria conhece sua irmã gêmea,Magdalena, a mesma quem viu no ônibus. Por comoção social Valeria volta para casa e aos poucos vai se adaptando a família de sangue. E tudo isso é contado num conto em que ela, pelo pseudônimo de Fantasma, participa de uma competição de literatura.
Resumo geral do livro: Uma belíssima obra para público infantil e adolescente, mas que agrada a qualquer um que se disponha a ler. Todas as histórias se passam na Argentina ou com argentinos, o que deixa o livro mais interessante, pois pelas histórias conhecemos a cultura do povo.
Comments