top of page

Mobile Learning - Gamification e Flipped Classroom - Aplicados à Educação.

  • Foto do escritor: Jéssica Banstarch
    Jéssica Banstarch
  • 24 de set. de 2018
  • 2 min de leitura

Atualizado: 25 de set. de 2018




Por definição Mobile Learning é a Aprendizagem Móvel, que acontece quando há interação com fins educativos, através de dispositivos móveis. E ocorre quando o educador planeja e executa aulas com o uso das TIC'S(Tecnologias da Informação e Comunicação). As tecnologias que conquistam e contagiam a sociedade nos mais diversos âmbitos, precisa do seu espaço no ambiente escolar. Essa necessidade é percebida quando vemos que cada vez mais cedo o ser humano é integrado ao mundo digital. Crianças antes mesmo dos 5 anos têm celulares próprios e fazem uso regular da internet , como mostra essa pesquisa feita em 2008 pelo IBGE.


Fonte: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv43025.pdf

Os professores das gerações anteriores buscam formas de usar a tecnologia em favor da educação, personalizando tarefas e facilitando a compreensão de conteúdos. Esse método conhecido como Educação 3.0 (Professor e aluno constroem conhecimentos juntos), é benéfico para toda sociedade escolar e há inúmeros meios de desenvolver aulas tecnológicas que atraem a atenção dos jovens e crianças.

Para que isso aconteça, o planejamento é aliado a metas e objetivos, como se fosse um jogo. Com fases, recompensas, ranking e desafios cada vez mais complexos. E isso nada mais é do que a exemplificação de Gamification. Uso da metodologia de jogos para resolver problemas, obter engajamento do seu público e despertar o interesse sobre determinado assunto. Isso tudo parece utópico porém já é praticado a décadas, como a pontuação por estrelinhas nas escolas primárias. E que se aperfeiçoa hoje em dia com o uso de APP's educativos com conteúdos pensados para cada nível de conhecimento, como é o Duolinguo, um aplicativo interativo para aprendizagem de língua estrangeira.

Para garantir ainda mais o aproveitamento do tempo de aula do professor, é possível que a aula comece antes mesmo do momento em sala de aula. A ideia de Flipped Classroom (Aula Invertida, em Português), se baseia em aulas EAD (Ensino A Distancia). Por exemplo, em uma plataforma em que alunos e professores tem acesso aos conteúdos da grade escolar, é disponibilizados arquivos em multimídia, como vídeos, slides ou resumos que antecipam e introduzem de maneira eficaz, o tema da próxima aula. Economizando o tempo introdutório das disciplinas e fazendo com que o aluno chegue na sala sabendo o básico do assunto a ser tratado.


Todas as atividades precisam direta ou indiretamente da tecnologia.



 
 
 

Comments


  • Instagram - Black Circle

©2018 by Resumo Literário

Jéssica Luana Banstarch

bottom of page