top of page

BREVE RESPOSTAS PARA GRANDES QUESTÕES - Stephen Hawking

  • Foto do escritor: Jéssica Banstarch
    Jéssica Banstarch
  • 5 de dez. de 2018
  • 4 min de leitura

ree

Breve Respostas para Grandes Questões, é um livro com certa carga de emoção por ser um compilado póstumo, das considerações cientificas do nosso brilhante Stephen Hawking - Professor, físico teórico e cosmólogo britânico.

A obra inicia com o prefácio escrito por Eddie Redmayne , ator e também britânico, que deu vida para Stephen Hawking nos cinemas com o filme Teoria sobre Tudo. (Dica de filme pro fim de semana)


ree

A introdução é feita pelo professor e físico teórico especialista em ondas gravitacionais, Kip S. Thorne, que relata sobre o trabalho em conjunto com Hawking e seus alunos da Caltech. De modo geral o livro transforma as incontáveis e enormes equações da física teoria, em uma leitura simplificada, o que era um dos objetivos de Hawking - ciência acessível a todos.

Curiosamente Stephen Hawking não foi um excelente aluno como é de se imaginar. Ele conta que como não era exigido muito dos alunos, ele não se esforçava para sair da "média", porém sempre teve aptidão para ciências e muita curiosidade.


Enfim, quais são as tais Grandes Questões? Pois bem..

A primeira é: Deus existe? E nesse capítulo caros leitores, Hawking valoriza muito o conhecimento cientifico adquirido ao longos dos séculos, com muito sangue e condenações injustas, chegando a conclusão de que o universo na verdade, não precisa de um criador, ele é fascinante pela própria natureza gravitacional.


A segunda Grande Questão é: Como tudo começou? Onde com muito carisma, Stephen Hawking explica a Teoria da Relatividade Geral de Einsten, e muitos outros estudos e campos que derivam da sua genialidade.


A terceira questão é: Existe outra vida inteligente no universo? A resposta mais objetiva é: ainda não sabemos! Há muitas chances de estrelas, dentro e fora da Via Láctea, possuir condições viáveis para gerar vida como aconteceu no nosso planeta. Porém estamos tão longe que fica difícil investigar. E há quem diga que já fomos visitados (Eles estão entre nós),mas segundo as Leis da Física, é muito improvável.


" Se existe vida inteligente em algum outro lugar além da Terra, seria semelhante às formas que conhecemos ou diferente delas? - Quem disse que existe vida inteligente na Terra? " Pg. 103


A quarta questão é: Podemos prever o futuro? " A resposta breve é não... e sim. Em tese, as leis nos permitem prever o futuro. Mas os cálculos são muito difíceis na pratica." Pg. 120


A quinta questão é tema de um dos muitos livros publicados de Hawking: O que há dentro de um buraco negro? Mais estranhos (ou surpreendentes) do que na ficção científica, os buracos negros eram o fascínio de Hawking, e ele dedicou a vida a estuda-los. (Dica de leitura - Buracos Negros - Stephen Hawking)

O pioneiro a especular sobre os buracos negros foi John Michell, em Cambrigde, no ano de 1783. Segundo ele se dispararmos uma partícula verticalmente para cia, ela vai ser desacelerada pela gravidade. No fim a partícula vai parar o movimento para cima e vai cair. Porém se a velocidade inicial for superior a chamada velocidade de escape, a gravidade não terá força suficiente para deter a partícula e ela irá embora. Bem legal né? E tem muito mais! Fica o convite à leitura.


A sexta questão é: A viagem no tempo é possível? Novamente, as leis da física não a permitem, e não é como se simplesmente não decidamos não as obedecer, estamos confinados nas suas grades, e ainda bem, imagine só sair voando sem conseguir se segurar a nada na Terra? Não é tão legal assim quando ventos solares te atingirem.


A sétima questão é: Sobreviveremos a Terra? Nesse capítulo Hawking comenta sobre o Relógio de Minutos para o Fim do Mundo. Caso você ainda não conheça, cientistas que avaliam diariamente conflitos em países, criações de armas atômicas e mudanças climáticas e ajustam - para nosso terror - os minutos para a meia-noite. E sua conclusão é que não sobreviveremos a Terra, a menos, não um corpo cem por cento humano, pois não vamos nos adaptar a temperaturas como a de Vênus.

Outra questão ainda sobre a duração do ser humano na Terra, é a Inteligencia Artificial, que por enquanto nos ajuda muito, mas ganha espaço e poder a cada nova invenção super tecnológica. Hawking, estudiosos do campo e alguns CEO's alertam a sociedade sobre futuras aniquilações e a perda do controle humano sobre as máquinas.

A oitava questão é: Deveríamos colonizar o espaço? : Sim, com certeza! E o quando antes... A previsão de Hawking é que precisamos deixar o planeta em pelo menos 100 anos. Ou avançar em tecnologia para tornar a viagem no espaço (tripulada) dentro desse tempo. Quem sabe uma base espacial na Lua ou em Marte?


A nona questão retoma a sétima questão: A inteligencia artificial vai nos superar? Citando as opiniões dos grandes CEO's como Elon Musk e, Zuckerberg e grandes empresas como o Google, Hawking partilhava da mesma preocupação com a "independência das maquinas", porém necessitamos delas para desenvolvimento humano extraterrestre.

Não é preciso pânico, só precaução para quando (e não, se) não houver mais como controlar a IA, soubermos como desliga-las.


A última grande questão é: Como moldaremos o futuro? : A resposta é simples, o futuro são os jovens. É neles que precisamos investir e incentivar o conhecimento científico. Se sabe cada vez menos sobre ciência, e sem ela não vivemos, não nos falamos, não sabemos das novidades mundiais e previsões do tempo, para atrapalhar nossos planos do fim de semana. É preciso ensinar ciência, incentivar-la para que nossa espécie não se limite a apenas um planeta.

O livro é encerrado com o posfácio nas palavras de Lucy Hawking, a filha mais nova de Stephen, Lucy é escritora, jornalista, educadora e já escreveu livros com a parceria do pai. Nas suas palavras há dor da perda, relatando o dia mais triste de sua vida, e relembrando da contribuição de Stephen Hawking para a humanidade, apesar de sua modéstia.

Enfim, minha consideração humilde é que, o livro é maravilhoso, recomendo a leitura a qualquer pessoa que se interesse mesmo que minimamente em ciência, será uma leitura prazerosa e de grande valor em conhecimento .




 
 
 

コメント


  • Instagram - Black Circle

©2018 by Resumo Literário

Jéssica Luana Banstarch

bottom of page