A Volta ao Mundo em 8O Dias - Júlio Verne
- Jéssica Banstarch
- 19 de abr. de 2020
- 2 min de leitura

Bem vindos de volta!
Pela segunda vez Júlio Verne aparece por aqui, e cá entre nós, brilhantemente!
Le Tour de Monde en Quatre-Vingt Jours (1873) consagrou Júlio Verne como escritor de histórias de aventura.
Vamos a história...
Nossos personagens são Phileas Fogg e seu criado Passepartout*, onde a partir de encontros com os cavalheiros do Reform Club, Phileas Fogg afirma com toda convicção que é possível realizar a volta ao mundo a partir de Londres, e de volta a ela em 80 dias. Uma aposta é feita com os cavalheiros, e no dia seguinte a viagem se inicia.
O trajeto a ser seguido era: Londres/ Suez/ Bombaim/ Calcutá/ Hong Kong/ Yokohama/ São Francisco/ Nova York/ Londres. Mas é claro que não foi BEM assim que aconteceu.
Entre barcos, navios, trens, trenó, elefante, Phileas e Passepartout enfrentavam de tudo um pouco para que a bela recompensa (ou perda) de 20 mil Libras Esterlinas da aposta e além de tudo sua palavra britânica fosse cumprida.
Encalços prováveis e improváveis não abalavam sr. Fogg, problemas no trajeto, tempestades, nacionalistas brigões, fanáticos religiosos, desaparecimento de seu criado Passepartout e até o salvamento de uma bela mulher das garras da morte, o mantiveram firme no seu objetivo, apesar de estar sendo seguido por engano pelo Inspetor Fix.
Dias antes de sua jornada iniciar, um grande roubo tinha acontecido ao banco local em Londres, então Fix erroneamente seguiu sr. Fogg literalmente dando a volta ao mundo.
Coisas surpreendentes aconteceram aos viajantes unindo-os como família: Ms Alda (a resgatada), Phileas Fogg e Passepartout, e por fim atrasos irremediáveis graças ao Inspetor Fix.
Chegando em casa, arrasado pelo atraso e pela possível falência graças ao pagamento que precisaria fazer os senhores do Reform Club, uma vez que perdera a aposta e chegara tarde demais a Londres.
Quando humildemente sr. Fogg vai até Ms. Alda se desculpar por ela estar na companhia de um falido, ela se declara para ele dizendo que essa incrível viagem ao lado do cavalheiro lhe despertara um amor imenso por ele- correspondido apesar dos esforços de sr. Fogg em não demonstrar sentimentos e manter a pose respeitável.
Feliz por ter ganho o maior prêmio de todos, Phileas Fogg pede que ao criado que vá depressa ao padre marcar seu casamento com Ms. Alda, Passepartout assim o fez, e retornando a casa do patrão atordoado de felicidade, lhe dá a melhor das notícia, uma que parecia impossível de ser real.
Ao precisar adaptar os trajetos por ordem da mãe natureza, Phileas Fogg cumpriu sua volta ao mundo, pelo anglo mais favorável possível, contornando o mundo e enfrentando tudo o que viesse em incríveis 79 dias.
No dia seguinte, quando todos desacreditavam que Sr. Fogg chegaria a tempo, ele chega no último minuto (cumprindo sua pontualidade britânica) para receber seu prêmio.
FIM!!
Não deixe de ler essa história incrível, meu resumo guarda segredos mais especiais do que o cumprimento da volta ao mundo em 80 dias.
*Do Francês: Passar por todos os lugares, de todos os lados. Companheiro.
コメント